domingo, 22 de abril de 2007

REFORMA ÍNTIMA OU REFORMA MORAL




O que podemos compreender como Reforma Íntima?
A Reforma Íntima ou reforma Moral, é o aprimoramento do nosso espírito, aprimoramento esse que devemos estabelecer como regra da vida. Cumprindo religiosamente de maneira que sejamos melhores do que fomos ontem e sejamos amanha mais cristão do que somos hoje.
Como devemos fazer a Reforma Íntima?
Devemos principalmente procurar amar a Deus cada vez mais e seguirmos os ensinamentos que veio trazer Jesus nosso irmão maior, que nos diz: "Amar ao próximo como a si mesmo", fazendo-lhe todo o bem que pudermos, praticando sempre a humildade, a paciência e amor, que é caridade. E assim estaremos seguindo seus passos.
O que mais é necessário para fazermos a nossa Reforma Íntima?
Devemos procurar afastar de nós todos os maus pensamentos. Também a vaidade, o orgulho, a inveja e o ódio, evitar falar mal do nosso próximo, enfim fazer ao nosso semelhante todo o bem possível. E mesmo assim, tudo isso não basta, precisamos ainda deixar dos vícios, tais como: o álcool, fumo, jogo, gula, luxúria e também o sexo desregrado e outros. Se praticarmos a caridade dedicadamente, as outras virtudes serão praticadas automaticamente, pois "fora da caridade não há salvação".
Porque precisamos fazer a Reforma Moral?
Porque quase sempre somos nós mesmos os causadores de nossa infelicidade. Muitas das vezes podemos até receber a cura dos males que afetam o nosso corpo físico, fazendo a Reforma íntima.
Jesus sempre dizia para aqueles que ele curava "vá e não peques mais", onde se conclui que a cura está sempre vinculada a transformação moral da criatura.
Lembre-te havendo a paz em nossos corações, teremos obviamente a paz em nosso lar, no local de trabalho e em todos os lugares que adentremos. Conseguiremos isso tudo? Sim, bastando implantarmos o Evangelho de Jesus em nossos corações. E também assim estaremos aproximando-nos cada vez mais para sermos Espírita Cristão, como fala nosso irmão ALLAN KARDEC, "se conhece um Espírita, pela transformação moral e pelo esforço que se faz para domar as suas más inclinações".


GRUPO ESPÍRITA FRANCISCO CANDIDO XAVIER
HUDSON LEITE DE ALMEIDA